Gestão do PortalGestão do Portal
   Home | Quem Somos| Contactos | Ficha Técnica | Intranet
Roturas na via pública
Requisição de Ramal
Comunic. de Leituras
Fichas Técnicas
ÁGUA DE CONSUMO
ÁGUAS RESIDUAIS
SABIA QUE...
Serviços Municipalizados > Serviços Municipalizados > Noticias
Notícias / Avisos

FORNECIMENTO DO CADASTRO DAS REDES DE ÁGUA E SANEAMENTO EXISTENTES

Clique para ampliar a imagem

Tuesday , 02 July 2019

Foi concluído em julho de 2019 o levantamento cadastral das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais domésticas e de águas pluviais, no âmbito da candidatura ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, aprovada em 05/07/2016, num investimento final global de 468,23 mil de euros, num montante financiado pelo POSEUR 03-202-FC-000100 de 307,24 mil euros.
O projeto POSEUR-03-202-FC-000100 foi aprovado com uma extensão de 589,37 km para abastecimento de água e 451,28 km de saneamento, tendo sido atingida a 100% da meta do projeto, alargada por novos procedimentos efetuados para não comprometer o cadastro das redes de água, saneamento e pluviais dos SMAS das Caldas da Rainha.

Para complemento do cadastro e uma vez que a extensão da rede que inicialmente foi projetada revelou-se insuficiente, foi necessário abrir novos procedimentos para dar continuidade aos trabalhos de campo.

Assim, estão cadastrados cadastrados no concelho das Caldas da Rainha mais de 900 Km de condutas de água, quase 500 Km de coletores, condutas elevatórias e emissários de águas residuais domésticas e mais de 150 Km de coletores de águas pluviais, sendo que a rede pluvial não foi incluída na referida candidatura.

A informação recolhida mantém-se diariamente em atualização e validação.
A realização do cadastro permite hoje, uma gestão muito mais eficiente dos serviços, numa perspetiva de intervenções planeadas, nomeadamente no que se refere a perdas na rede ou a situações de deficiência em redes de abastecimento de água, ou associadas a colapsos, infiltrações e funcionamento menos satisfatório nas redes saneamento, redução de custos operacionais e também se traduzirá em vantagens imediatas para os clientes.

Com o presente projeto, alargaram-se os índices de conhecimento de infraestruturas publicitado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) relativos ao abastecimento de água e ao saneamento de águas residuais. Mais precisamente, os valores a atingir com esta operação para o “Índice de conhecimento infraestrutural e gestão patrimonial”, relativo quer ao abastecimento de água quer ao saneamento de águas residuais são ambos de 100. Além disso, intenta-se obter um conhecimento relativo à “Taxa de Cobertura de Cadastro referente à extensão da rede de Saneamento de Águas Residuais (SAR)” e à “Taxa de Cobertura de Cadastro referente à extensão da rede de Abastecimento de Água (AA)”, assim como da “Extensão da rede de Saneamento de Águas Residuais cadastrada (SAR)” e da “Extensão da rede de Abastecimento de Água cadastrada (AA)”.
 
Anexo
POSEUR-03-202-FC-000100.pdf

  Voltar Ver Todas
 
SMAS Júnior
Sugerir/ Reclamar
© Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha . Todos os direitos reservados